Mágoas. Liberte-se desse peso.

Mágoas. Liberte-se desse peso.

Acredito que todos nós já enfrentamos momentos da sensação de incompreensão, do perceber a mão que achávamos que nos seria estendida, não aparecer… da decepção.

A voz que pensaríamos ser ouvida… emudecer.

As atitudes que esperávamos, e tínhamos como certas, não aparecerem.

A confiança ser traída por egoísmos, as atitudes serem absurdamente opostas às esperadas, enfim, o aperto no coração por nos vermos diante do que nos parecia ser impossível acontecer.

Mas são nas relações (familiares, amorosas, de amizade, profissionais) que surge a tão chata dor da decepção… a mágoa.

Como pequenos pedaços de chumbo quente, se grudam pesando dentro de nós, causando feridas internas.

Penso que características próprias de cada um, fazem com que alguns se tornam mais propícios a elas, mas acho que é certo que todos em algum momento, nos deparamos com essa chata intrusa.

E é aí que obviamente nos é dito para não carregá-las. Mas como fazermos isso? Como tirarmos de dentro de nós algo que, pelo amor de Deus, não gostaríamos que estivesse ali?

E o difícil, é que essa é uma das respostas que cabe a cada um encontrar a sua.

E encontrá-la é uma das coisas mais gratificantes que fazemos por nós mesmos, por nossa felicidade.

Perdoar nos torna livres.

Mágoas guardadas, por vezes podem se tornar esquecidas por algum tempo.

Podemos até tentar não pensar nelas e fingir não existirem.

Mas estão lá, para a qualquer momento em que algo se relacione com elas, sintamos seu peso, sua angústia. E pior, ficam dentro de nós esperando serem acumuladas a outras que surjam.

Acredito que uma boa dose de coragem seja o ideal. Enfrentar essa dor de frente, perceber e assumir onde também erramos. Quais foram as expectativas que criamos por conta própria. Quais motivos demos. E por fim, olhar o outro como realmente ele é. Com seus defeitos e erros. Com o seu direito de ser como quer ser.

Porque a nós cabe, aceitá-lo ou não. Concordar ou não. Mas principalmente mantê-lo ou não em nossa vida.

E independente dessa decisão, independente do outro, esse chumbo quente não vale a pena ser carregado.

É aceitando que não podemos mudar o outro, mas podemos sim, mudar a nós mesmos, que começamos a limpar nosso interior desses pequenos chumbos. E é nessa limpeza que percebemos que temos o poder de nos livrarmos do que machuca, incomoda, pesa, enfim só nos faz mal.

Busque sua resposta de frente. Vai doer, isso é certo. Mas talvez seja pela última vez. E assim que conseguir se livrar de cada pequena mágoa, sentirá a leveza do que é não carregar pesos inúteis.

Liberar o nosso interior das mágoas, é um dos mais gratificantes encontros com a paz. É um livrar-se de bagagens que não fazem sentido serem carregadas.

Deixe o erro, ou seja lá qual for o peso que traga do outro, fora de você.

Leia também Gota d´água. Não é uma gota que deve decidir.