Por aí – Paraty

Paraty

Paraty é muito mais do que um charmoso Centro Histórico. É uma região repleta de pequenas praias e ilhas.

Um caminhar pela arquitetura lindamente preservada em formas e cores. Um descansar nas inúmeras casas de café, bares e restaurantes.

É um passeio pela época do ouro, da cachaça, da “glória” e seus caminhos.

Um apreciar da culinária, música, eventos literários e tantos outros.

Em meio ao calçamento de pedras “pé de moleque” o caminhar pelo Centro Histórico é lento e cuidadoso.  Entre construções antigas que nos levam à época do Brasil Colônia, detalhes e vozes de guias regionais caracterizados,  nos contam histórias do período da cana de açucar, ouro e invasão de piratas.

As paradas pra refeições, cafés ou cervejas estupidamente geladas, são feitas sem pressa e quando fora do agito das altas temporadas, desperta o que ao meu modo de ver, realmente interessa. Tranquilidade e inspiração.

   

É um sair do caminhar lento e cuidadoso para em minutos já estarmos navegando pelo mar  de águas esverdeadas em direção a algumas das pequenas ilhas, praias, trilhas e cachoeiras.

Paraty é um passeio pela história, um encontro com pessoas de diversas nacionalidades, um encontro com a rotina dos pescadores e um deslizar pelas águas calmas em um cenário paradisíaco, vez ou outra, acompanhado de golfinhos que bailam próximos às embarcações.

É um parar em pequenas praias, um entrar na mata, seguir trilhas, alcançar mirantes.

Em um cenário rústico e charmoso cercado pelas águas do mar, Paraty encanta os olhos… e a alma.

Leia também Viajar é tudo de bom.