Parada estratégica
Faça uma parada estratégica. Não aja com a cabeça quente.
Você já reparou como, por inúmeras vezes, quando nos vemos diante de algum problema, imediatamente nos lançamos nas mais variadas tentativas de solucioná-lo, sem sequer parar um pouco pra pensar quais são as alternativas que temos e qual a melhor?
Temos por hábito, partir para a primeira iniciativa plausível, porque a única coisa em que pensamos é na “solução”.
No meu modo de ver, pequenas paradas estratégicas são de grande importância para enxergarmos as melhores alternativas e atingirmos melhores resultados.
Todos nós já ouvimos: “não aja com a cabeça quente”, “não se precipite”, “pense um pouco, você está nervoso”. O fato é que agimos como sendo um desperdício de tempo, pararmos para refletir e planejar nossas ações.
Como é sempre mais fácil olhar e realmente enxergar, quando estamos de fora, preste atenção como as pessoas ao nosso redor agem diante dos conflitos. Algumas começam uma sequência de atitudes impulsivas que na maioria das vezes, além de não resolver o problema, gera outros. Palavras desnecessárias são ditas sem que se deem conta da força com que elas atingem alguns ouvidos e corações. Medidas desnecessárias, algumas vezes até estúpidas são tomadas, simplesmente sem pensar.
Quando conseguimos parar um pouco e conversar conosco, podemos nos surpreender com respostas e alternativas que surgem de dentro de nós.
Acredito que quando paramos para ouvir o nosso próprio silêncio, criamos uma espécie de conexão com quem realmente somos e com o que nos ilumina e nos mantém vivos. Acredito que na maioria das vezes após um momento de reflexão, somos capazes de encontrar muitas respostas.
Mesmo que em princípio você ache uma grande bobagem, experimente fazer essas pequenas paradas estratégicas diante da sua primeira “situação complicada”. Afinal, não custa nada e quem sabe você pode se surpreender. Faça sua escolha.