Existe sabedoria e elegância em quem sabe a hora de se calar.

Existe sabedoria em quem conhece a hora de falar.

Existe sabedoria e elegância em quem sabe a hora de se calar.

Falamos por necessidade… por vontade. Pra expressar sentimentos… ou a ausência deles. Pra reclamar… ou agradecer.  Enfim, falar faz parte do nosso dia a dia e existe uma sabedoria em quem conhece o momento em que as palavras trazem conforto, alegria, esperança… levam às reflexões.

Saber as palavras certas a serem ditas é uma capacidade daqueles que transmitem, espalham e semeiam coisas boas.  Mas  quando essa sabedoria vem acompanhada da elegância dos que sabem a hora de se calar, me encanta.

Não basta falar na hora certa. Saber silenciar em algumas delas, é “falar o certo” no momento apropriado. É a demonstração da gentileza, respeito, carinho e obviamente sabedoria também.

Por vezes precisamos  de algumas palavras que nos corrijam com delicadeza,  incentivem, motivem… mas em outros, precisamos do silêncio  acolhedor do entendimento e respeito.

Existem momentos em que o silêncio é a conversa perfeita. Em que o calar finaliza uma discussão, desvia a atenção daquilo que não faz sentido existir.

Admiro aqueles que sabem levar e conduzir as palavras com a capacidade de utilizá-las com perfeição, mas não menos aqueles que sabem guardá-las no silêncio.

Sabemos que as palavras têm um grande poder, no entanto o silêncio na  hora certa, conquista o que muitas delas não seriam capazes de conquistar.

Saber a hora de falar é sabedoria. Saber a hora de calar é a sabedoria acompanhada de uma agradável elegância.

Leia também Deixe o outro se feliz e seja também.